ÓLEO ESSENCIAL DE PAU-ROSA

O óleo essencial de pau-rosa provém da destilação da espécie Aniba rosaedora Ducke (Ducke 1938) e encontra-se amplamente distribuída nas matas pluviais do Baixo e Médio Amazonas, ao longo dos rios Curuauna, Tapajós, Parintins, Maués, Nhamundá, Uatumã, rio Negro, Purus e Madeira.
O óleo essencial de pau-rosa é produto típico do extrativismo florestal tradicional. As árvores são cortadas, desdobradas no local onde crescem e durante a enchente dos rios (fevereiro/junho) e transportadas em pequenas toras, com um mínimo de dano, pelos extratores para as destilarias situadas às margens dos rios, onde são trituradas em pequenos cavacos para se-rem processados nos alambiques de destilação e decantação.
A embalagem para transporte do óleo essencial é feita em tambores de 180 quilos líquidos, que são transportados até Manaus, de onde são exportados, no período de abril a no-vembro, para os principais mercados consumidores: Estados Unidos, França, Alemanha, Inglaterra e para o sul do país.

Para a produção de um tambor de pau-rosa de 180 quilos líquidos são necessárias 15 toneladas de madeira, eqüivalente a 5 ou 6 árvores, dependendo do seu diâmetro. Como a pro-dução total do óleo de pau-rosa é de 200 a 250 tbs/ano, o consumo anual total de madeira pro-cessada nas usinas do interior é de 1.500 a 2.000 árvores/ano.

A exportação de óleo essencial de pau-rosa verificada no período de 1992 a 1999 con-sumiu apenas um total de 10.000 árvores abatidas, ou seja, cerca de 1.250 árvores por ano, processadas pelas 5 (cinco) destilarias e usinas existentes, na sua maioria, no interior do Estado.

O mercado exterior de óleo essencial de pau-rosa caiu drasticamente a partir de 1980, quando foi descoberto e introduzido na indústria de perfumaria o óleo sintético de linalol e acetato de lanolina, produzidos a partir do petróleo e que vieram substituir o produto natural na sua função primitiva de fixador de perfumes. Há mais de anos que o nosso óleo não é usado mais como fixador, passando a ser usado o seu valor aromático de nota madeira em concor-rência com outras centenas de óleos e fragrâncias naturais.

Em conseqüência, a produção caiu vertiginosamente, passando o mercado internacional a consumir cerca de 200 tambores de 180 k/ano, atualmente, comparados com 1.500 a 2.000 tambores nas décadas de 1940 a 1970. A queda na produção e consumo do óleo de pau-rosa resultou na redução drástica do abate do número de árvores, que passou de 10.000 árvo-res/ano para apenas 1.000 a 1.500 árvores/ano nos anos 90 e atualmente, resultando com isso não mais existir o risco de extinção da espécie.

De outro lado, o Instituto do Meio Ambiente (IBAMA) passou a exigir, a partir do ano 2000, que cada usineiro plantasse, anualmente, 80 árvores por cada tambor produzido, o que vem sendo cumprido, pois o IBAMA emite certificado de transporte e exportação. Assim, a exploração do óleo de pau-rosa passou a ser uma atividade sustentável e ecologicamente cor-reta, desaparecendo os motivos do continuado clamor do passado contra a nossa essência por parte de algumas ONGs internacionais. Apenas resultou agora o lado positivo da economia desse óleo, que gera cerca de 2.000 empregos no interior do estado, na extração e destilação e a contribuição a partir da exportação da ordem de US$ 1, 3 milhão/ano.

O óleo essencial de pau-rosa, continua assim, de forma sustentável, a contribuir para a melhoria do aroma e da fragrância da perfumaria e da indústria de cosméticos, que beneficiam da qualidade de um produto proveniente da biodiversidade amazõnica, extraído de forma pe-rene e sustentável de nossa floresta tropical úmida.

A nossa companhia (Benchimol, Irmão & Cia Ltda – Trade mark: BEMOL – Contato: Ilko Minev - e-mail: ilko@bemol.com.br - Rua Miranda Leão 41 – Centro, CEP: 69005-901 – Manaus, Amazonas, Brasil, Fax: 55-92-622-1354), possui um departa-mento de exportação de óleos essenciais (óleo essencial de pau-rosa e bálsamo de copaíba), produtos florestais do extratrivismo (óleo de andiroba, cumarú (tonka beans) e guaraná torrado em grãos, sendo líder de venda há cinqüenta anos nos principais mercados dos Estados Unidos e Europa. Ao par da garantia de qualidade, a nossa empresa é também conhecida pela presteza de bons serviços de entrega, transporte, embalagem e pelo cumprimento de suas obrigações contratuais.

Google
 

Sites Associados

© 2006 Copyright Benchimol Irmão & Cia Ltda. Todos os direitos reservados.